quarta-feira, 22 de julho de 2015

Importância dos exercícios educativos na corrida


Sabemos que, hoje em dia, a corrida é o segundo esporte mais praticado no Brasil. Com esse aumento do número de praticantes, será que as orientações a respeito do preparo técnico vão além do tradicional alongamento básico e os polichinelos para aquecimento?
A melhor maneira para se adquirir uma melhor técnica do gesto da corrida é recrutar toda a musculatura específica e praticar exaustivamente os exercícios educativos.
Os efeitos positivos dos exercícios educativos são:
Memória muscular: com o estímulo específico e repetido, a musculatura fica condicionada a realizar os movimentos como a passada, a aceleração e até respiração de maneira correta, o que evita lesões de caráter ortopédicas nos corredores;
Ajuste do posicionamento corporal: condicionamento da postura correta para a corrida de diversas formas como utilização dos braços, alinhamento do tronco, elevação ideal dos joelhos e inclinação do corpo;
Técnica de corrida: manutenção da amplitude da passada para economia de energia na partida ou Sprint final, controle da frequência da passada, elevação dos braços, diminuição do peso do tronco, controle da respiração e posição dos pés no contato com o solo.

Veja alguns exemplos de exercício educativo e seu objetivo:

  • Skipping alto e baixo: corrigir a elevação de joelhos na passada;
  • Anfersen: melhorar a elevação do calcanhar
  • Dribling: maior ênfase na articulação do tornozelo;
  • Hopserlauf: melhorar a flutuação da corrida;
  • Kick out: aumentar a amplitude da passada;
  • Saltos: para corredores de alto desempenho sem predisposição de lesão;
  • Afundo pliométrico: melhorar a movimentação dos braços.
Os exercícios educativos são simples e não ocupam muito tempo em sua execução, sendo recomendável realizá-los antes dos treinos para melhoria das técnicas e antes das corridas como forma de aquecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário